O Defesa Civil Alerta, sistema de aviso de desastres naturais, emitiu 425 mensagens para a população em um ano de funcionamento. A ferramenta, criada em agosto do ano passado, alerta as pessoas sobre riscos de chuvas fortes, tempestades e deslizamentos na região onde elas moram.
No primeiro ano de operações, a ferramenta fez 56 alertas extremos, que exigem ação imediata; 355 alertas severos, que necessitam de tempo de preparação e 14 alertas de demonstração.
No total, foram enviados 194 alertas de chuvas intensas, 91 alertas de tempestades súbitas com raios e 43 avisos de deslizamento.
Os estados que mais receberam comunicados foram Santa Catarina com 157 alertas, São Paulo com 155 e Minas Gerais com 40.
Leno Queiroz, Coordenador Geral de Gerenciamento Operacional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, explica como os alertas funcionam.
Até o momento, a ferramenta está operando nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, mas em breve deve ser lançada para as regiões Norte e Centro-Oeste.
O Defesa Civil Alerta é um serviço gratuito e não precisa de um cadastro prévio.
*Com supervisão de Roberta Lopes
1:47