Milton Hatoum, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras

milton-hatoum,-o-mais-novo-imortal-da-academia-brasileira-de-letras Milton Hatoum, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras elegeu nesta quinta-feira (14) o escritor Milton Hatoum como mais novo imortal. Ele passa a ocupar a cadeira número 6, que foi do ao jornalista Cícero Sandroni. Hatoum foi eleito com 33 votos, em disputa que contou com outros cinco candidatos.

Nascido em Manaus, o romancista, contista, ensaísta, tradutor e professor universitário é autor de obras que marcaram a literatura contemporânea, premiadas no Brasil e no exterior. Tem livros publicados em 17 países, com mais de 500 mil exemplares vendidos.

Entre seus romances estão “Relato de um certo Oriente”, vencedor do Prêmio Jabuti, e “Cinzas do Norte”, que recebeu o Prêmio Portugal Telecom. Também é responsável por coletâneas de contos e crônicas.

Em entrevista ao Programa Trilha de Letras, da TV Brasil, no ano passado, Hatoum, falou sobre a obra “Dois Irmãos”.

“Meu romance mais lido é o Dois Irmãos, tá nos vestibulares e tal, e tem um lado psicológico ali da trama entre os gêmeos e a mãe, que desperta bastante atenção de psicólogas, psicólogos e psicanalistas e sempre vem uma pergunta pessoal também. E uma coisa que eu sempre falo com os jovens, pra não confundir o autor ou a autora, com o narrador”.  

Além da produção literária, Hatoum mantém intensa agenda como escritor convidado para ministrar cursos e conferências em universidades e instituições culturais no Brasil e no exterior.

Seu mais recente trabalho, “Dança de enganos”, será lançado em outubro pela Companhia das Letras.

1:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile