A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima só acontecerá a partir do dia 10 de novembro, mas em Belém do Pará está sendo realizada uma série de eventos preparatórios entre os participantes para resolver questões iniciais.
A menos de um mês para a Conferência, começam nesta terça-feira (14) quatro encontros online chamados Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais, para debater temas envolvendo os cinco biomas brasileiros, além das reservas costeiras e marinhas. A ideia é que os participantes montem uma agenda a partir das falas de quem mora nos territórios.
Os encontros virtuais devem reunir lideranças, juventudes, organizações comunitárias e parceiros para que sejam protagonistas nas negociações climáticas durante a COP30.
Diversos temas devem ser debatidos: combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, valorização dos produtos da biodiversidade e recursos hídricos, tecnologias sociais, educação, entre outros. E no fim de cada encontro, será elaborada uma Carta Regional, que vai servir como base para a Carta Nacional dos Extrativistas, direcionada à COP30.
Esse manifesto terá propostas e reivindicações entregues aos representantes tanto da delegação brasileira quanto de outros países em novembro.
Os encontros da Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais começam nesta terça, a partir das 17h, no horário de Brasília. A programação terá transmissão pelo canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas no YouTube.
1:26