Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de 40 anos, também conhecido como “Antônio Suricate”, foi reconhecido como a vítima fatal do acidente ocorrido no domingo (23) pela manhã. Um guindaste usado para montar uma árvore de Natal desabou no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus. O segundo trabalhador ferido foi identificado como Henes Libório Ramos, igualmente de 40 anos.
Em comunicado, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa anunciou que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamados para responder ao incidente. Os funcionários da empresa que montou a estrutura, que foram vítimas do incidente, receberam os primeiros socorros no local e foram transferidos para uma unidade de saúde na capital.
Antônio não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar ao hospital. Já Henes permanece internado, com quadro de saúde estável. Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte de Antônio, com mensagens de despedida e carinho. “Vai com Deus, guerreiro de grandes batalhas, Antônio Suricate”, escreveu um amigo. “Vai com Deus, meu amigo Antônio Suricate”, publicou outro.
A Secretaria destacou que as primeiras informações apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente, o que será apurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) deverá instaurar um Inquérito Policial (IP) para investigar o caso. O órgão ressaltou ainda que a empresa contratada apresentou toda a documentação exigida para esse tipo de operação, que será encaminhada aos órgãos competentes.
No Instagram, o governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentou o acidente e informou que os familiares dos trabalhadores envolvidos na tragédia estão recebendo toda a assistência do Governo do Amazonas. Ele também afirmou ter determinado a apuração rigorosa de todas as circunstâncias do ocorrido.










