Home / Últimas Notícias / Em Novo Remanso (AM), Professora Maria do Carmo conversa com produtores de abacaxi sobre projetos para fortalecer o agro no Amazonas

Em Novo Remanso (AM), Professora Maria do Carmo conversa com produtores de abacaxi sobre projetos para fortalecer o agro no Amazonas

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo Partido Liberal, Professora Maria do Carmo, esteve neste sábado, 29/11, no distrito de Novo Remanso, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), e conversou com produtores rurais sobre a necessidade de melhorias para o escoamento da produção de abacaxi.

“Esses trabalhadores não têm apoio na produção dessa joia que é o abacaxi. No nosso projeto de governo vamos ter o olhar voltado para agricultura familiar e incentivar o agro no Amazonas para que se torne realidade. Temos capacidade para nos tornarmos autossuficientes na produção de alimentos e quem sabe no futuro nos tornarmos exportadores, porque um produto como esse seria aceito no mundo inteiro“, destacou Maria do Carmo.

Conhecida por ter a maior produção de abacaxis do Amazonas, responsável por mais de 70% da colheita do Estado, Novo Remanso cultiva a fruta há mais de 50 anos e se destaca por ter o “abacaxi mais doce do planeta”, produzido por cerca de 1,3 mil famílias.

“Temos muita necessidade de maquinário para trabalhar melhor, a adubação também é muito caro para o pequeno agricultor. Então, a presença dela [Maria do Carmo] aqui ouvindo nossas demandas é um primeiro passo para esse investimento. Estamos aqui para apoiá-la”, declarou Dhaikon dos Santos, que produz de quatro a cinco mil abacaxis por ano.

Ainda segundo produtores e empresários, entre outras demandas urgentes estão: a garantia de mercado, a implantação de agroindústrias na região para beneficiar e agregar valor do produto e melhorias na infraestrutura de ramais e vicinais para o escoamento da produção.

“Sou empresário e tenho clientes e amigos agricultores, e digo que a Professora Maria do Carmo tem como nos ajudar com suas projetos. Nossa dificuldade é a estrada de 46 quilômetros que está numa situação caótica. Teve agricultor que perdeu a produção”, disse o empresário Júlio César, que ficou entusiasmado ao conhecer mais sobre as ideias para o agronegócio da pré-candidata.

Entre as soluções apresentadas pela Professora Maria do Carmo estão o reforço na compra de abacaxis pelo Governo do Amazonas; viabilização de linhas de crédito; articulação junto aos supermercados para a compra da fruta direto do produtor; além de melhorar a infraestrutura viária do lugar.

“O governo precisa incentivar o crédito para que eles comprem máquinas, melhorar as estradas para escoar a produção, e isso é uma realidade latente do Estado. Onde vamos essa é a reclamação. E isso vai ser prioridade no nosso governo”, garantiu a Professora.

Reconhecimento


Em 2020, o abacaxi de Novo Remanso recebeu o selo de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), que garante segurança aos produtores ao atestar a origem do fruto, evitando falsificações e apropriações indevidas. Também em 2020, o Cultivo de Abacaxi de Novo Remanso foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do estado pelo Governo do Amazonas.

Outras agendas

Acompanhada do presidente estadual do PL e pré-candidato a deputado federal, Alfredo Nascimento, e do vereador Raiff Matos, a pré-candidata ao governo Maria do Carmo teve um encontro com empresários de Novo Remanso e participou de um almoço com famílias de produtores locais.

FOTOS: Thiago Poncio / Assessoria MC

 

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Contéudo proibido para cópia