Caso Samarco: programa de indenização supera mais de 300 mil pedidos

caso-samarco:-programa-de-indenizacao-supera-mais-de-300-mil-pedidos Caso Samarco: programa de indenização supera mais de 300 mil pedidos

A tragédia de Mariana completa 10 anos em novembro. Já são mais de 300 mil o número de adesões do Programa Indenizatório Definitivo, o PID, da mineradora Samarco.

O Programa foi reaberto no dia primeiro de agosto pela Samarco, a pedido Ministério Público Federal, ministérios públicos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo, além das defensorias públicas dos dois estados. 

E, segundo a mineradora, a procura tem sido grande.

Para se ter uma ideia, até julho eram pouco mais de 294 mil pedidos de indenização. Desse total, foram obtidos 232.927 acordos e pagos R$ 5,57 bilhões no total.

Cada pessoa ou empresa que aderir ao programa tem direito a um a indenização R$ 35 mil, em parcela única.

Para receber o valor, é necessário assinar um termo de quitação, que implica renúncia a ações judiciais nacionais e internacionais.

A mineradora Samarco, cujos acionistas são a Vale e a BHP, era responsável pela barragem de Fundão, no município mineiro de Mariana, que rompeu no dia 5 de novembro de 2015.

Os interessados têm apenas um mês para fazer a adesão já que o programa termina em 14 de setembro.

Em novembro de 2015, a ruptura da barragem da Samarco liberou uma avalanche de cerca de 39 milhões de metros cúbicos de rejeitos que escoaram pela Bacia do Rio Doce.

Dezenove pessoas morreram e populações de dezenas de municípios até a foz no Espírito Santo foram impactadas.

Esse é considerado o maior desastre ambiental do Brasil e um dos maiores do mundo.

2:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *