Home / Meio Ambiente e Sustentabilidade / Relatório da ONU aponta que compromissos diminuem emissão de gases

Relatório da ONU aponta que compromissos diminuem emissão de gases

relatorio-da-onu-aponta-que-compromissos-diminuem-emissao-de-gases

As novas metas de redução de gases do efeito estufa apresentadas este ano indicam, pela primeira vez, uma queda das emissões, mas é preciso acelerar o processo. Essa é a conclusão de um relatório divulgado nesta terça-feira (28) pelo braço da ONU que trata das mudanças climáticas.

O estudo foi feito com base em 64 NDCs, que são as metas. Esse número representa apenas 1/3 dos países signatários. Pelos dados limitados, o relatório ressalta que não é possível uma análise em nível global. O Secretário Executivo da ONU para as Alterações Climáticas, Simon Stiell, escreveu que a cooperação climática está levando “a curva de emissões para baixo, embora ainda sem a rapidez necessária”.

As novas NDCs apontam para uma redução de 17% das emissões em relação a 2019, ainda muito abaixo dos 60% apontados por cientistas, afirma a especialista em política climática do Observatório do Clima, Stela Herschmann. Ela diz, no entanto, que é possível atingir a meta mais ousada porque já tem tecnologia acessível e barata.

“A gente tá falando do sol, do vento, da biomassa. Então, esses são os recursos que vão ser os nossos maiores aliados nessa transformação. O que falta é a vontade política dos países se comprometerem de fato com essa transição na velocidade que a gente precisa”.

O relatório afirma que ações de adaptação aparecem com mais destaque, sete em cada dez NDCs falam disso. Um ponto importante nas discussões é o financiamento: os países que precisam de dinheiro indicaram um total de cerca de um trilhão e 970 bilhões de dólares.

A transição justa, em que a mudança para uma economia mais verde não aumenta as desigualdades, também é apontado em vários planos. Os países ainda falam de transferência de tecnologia, capacitação, abordagens de perdas e danos e do papel de florestas, gênero e povos tradicionais.

1:55

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!