O secretário de Guerra do governo dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta sexta-feira (3) um novo ataque contra uma embarcação no mar do Caribe, perto da costa da Venezuela. A ação foi divulgada em vídeo publicado na rede social X, em que ele afirma que quatro homens foram mortos durante a operação.
Segundo Hegseth, o bombardeio foi realizado sob ordens do presidente Donald Trump e tinha como alvo um “navio do narcotráfico”. Ele declarou que a embarcação transportava grandes quantidades de drogas destinadas aos EUA e que os tripulantes eram ligados a organizações terroristas. “Nossa inteligência confirmou sem sombra de dúvida que eram narcoterroristas”, afirmou o secretário.
https://x.com/i/status/1974157886113919483
Após o anúncio, o presidente Trump também publicou o vídeo na plataforma Truth Social e disse que a carga de drogas apreendida seria suficiente para “matar entre 25 mil e 50 mil pessoas”. O republicano reforçou que novas ações desse tipo devem continuar como parte da ofensiva contra cartéis de drogas que operam na região.
O ataque acontece um dia depois de Trump classificar oficialmente os cartéis como “combatentes ilegais” e declarar que o país está em “conflito armado” contra essas organizações. O documento que sustenta a medida foi enviado pela Casa Branca ao Congresso e amplia a justificativa para o uso da força militar nos mares do Caribe.
Desde o início de setembro, os Estados Unidos já realizaram pelo menos quatro bombardeios contra embarcações supostamente ligadas ao tráfico. A primeira ação matou 11 pessoas. O governo Nicolás Maduro, da Venezuela, acusa Washington de assassinar pescadores e pediu à ONU a abertura de uma investigação sobre os ataques.