O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, integrante do Complexo Hospitalar Sul (CHS), inaugurou uma nova sala de hemodiálise.
O espaço, voltado ao atendimento de pacientes renais crônicos internados ou que realizam o procedimento na unidade, marca mais um avanço na modernização conduzida pelo Governo do Amazonas no complexo hospitalar, que também inclui o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL).
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a nova sala de hemodiálise integra o projeto de modernização do CHS.
A unidade também implantou um pronto atendimento com sistema Fast Track, que agiliza atendimentos e reduz o tempo de espera para pacientes de baixa gravidade.
O complexo hospitalar recebeu ainda um serviço de Ressonância Magnética 24 horas e passou por reformas em unidades de internação no quinto e quarto andares.
“Não é uma obra isolada. Estamos fazendo por partes, porque o hospital não pode parar e para interferir o mínimo possível na rotina dos pacientes”, afirmou a secretária Nayara Maksoud.
Atendimento mais rápido
Com investimento de R$ 238 mil, a nova sala de hemodiálise está localizada no térreo, dentro do pronto-socorro e próxima ao Fast Track. A mudança traz ganhos em agilidade e segurança, como explica o médico nefrologista e responsável técnico pelo setor, Rodrigo Xavier Moreira.
“A sala é mais ampla, permitindo maior agilidade. É muito mais fácil locomover um paciente grave daqui, para a sala vermelha”, destacou.

O diretor técnico do CHS, Roberto Zonta, ressalta a importância do novo espaço:
“O HPS 28 de Agosto tem um perfil de alta complexidade e é uma referência fundamental no tratamento de intercorrências renais agudas e crônicas. A nova sala de diálise materializa o olhar estratégico do Complexo Hospitalar Sul para essa demanda.”
Atualmente, cerca de 80 pacientes utilizam o serviço de diálise do HPS. A nova sala conta com seis máquinas, dois leitos e quatro cadeiras, realizando entre 20 e 30 sessões por dia.










