Neste final de semana mais de 100 crianças, adolescentes e jovens do movimento escoteiro participaram, em Manaus, do maior encontro mundial de Radioamadorismo do planeta que envolve jovens.
Em sua 68ª edição, o Jamboree do Ar mantem a tradição de integrar de meninos e meninas, em uma jornada de 3 dias com desafios, charadas e com muitos contatos pelo mundo a fora, através das ondas do rádio.
Esse ano, diversas unidades escoteiras da capital se reuniram em cinco pontos entre a zona leste da capital e a região de Iranduba.
O Jamboree do Ar colabora com os objetivos do movimento escoteiro, que é a maior organização de educação não-formal do planeta, e visa construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno, por meio dos princípios e valores ensinados no escotismo.
O movimento reúne crianças e jovens de 6.5 a 21 anos de idade e conta com o apoio de adultos voluntários (chefes escoteiros).
Segundo o coordenador estadual do evento Jair Maia, o encontro serviu para mostras aos jovens o hobby do radioamadorismo e o conhecimento de novas culturas, línguas e hábitos por meio das ondas do rádio. “Nosso objetivo é fomentar o interesse e despertar em cada jovem a prática do radioamadorismo”.
Para ser um radioamador, é preciso obter um Certificado de Operação de Radioamador (COER) e uma Licença de Operação, ambos emitido pela Anatel.
O processo é simples e envolve uma prova que testa o seus conhecimentos nos vários aspectos que envolvem a operação de uma estação de rário” disse o chefe.
Esse ano, o evento contou com cinco estações de rádio (com o apoio da comunidade de radioamadores da cidade e da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre), em diversas localidade da capital e uma área de mata fechada na comunidade Açutuba (distante 29 km de Manaus).