O bairro destruído da North Street, após a passagem do furacão Melissa em Black River, Jamaica. 29/10/2025 – (Ricardo Makyn/AFP)
O furacão Melissa, uma tempestade de categoria 5, devastou partes do Caribe nesta semana. Segundo um balanço divulgado nesta sexta-feira (31), o evento deixou ao menos 49 mortos e centenas de feridos. Com ventos superiores a 270 km/h, Melissa é considerado o furacão mais poderoso a atingir diretamente a Jamaica desde 1988.
A tempestade tocou o solo jamaicano na terça-feira (28), provocando inundações severas, deslizamentos de terra e apagões em grande parte da ilha. As autoridades confirmaram 19 mortes na Jamaica, enquanto o Haiti, atingido por chuvas torrenciais.
Por lá, o rio transbordou, arrastou casas e deixou 30 mortos e dezenas de desaparecidos. Em Cuba, comunidades costeiras foram evacuadas preventivamente para evitar mais vítimas.
“Estamos diante de uma tragédia sem precedentes. A reconstrução será longa, mas a solidariedade do povo caribenho é nossa maior força”, declarou o primeiro-ministro jamaicano em pronunciamento oficial.
E enquanto equipes de resgate continuam trabalhando em áreas isoladas, a tempestade segue agora em direção ao norte do Atlântico.
https://x.com/rtnoticias_br/status/1984195889687412906










